ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 3:33:20

logoajn1

FPM fecha novembro com aumento de 10%

Com o último repasse de novembro, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) encerra o mês com um expressivo crescimento real de 10%. Na sexta-feira, 29, o terceiro decêndio será creditado nas contas das prefeituras, totalizando R$ 4.058.964.886,14 em valores líquidos — já descontada a retenção obrigatória destinada ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Segundo análise da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o aumento de R$ 3,9 bilhões na arrecadação do terceiro decêndio deste mês foi impulsionado principalmente pelo crescimento do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) nas categorias de capital e trabalho.

Quando comparado exclusivamente a este período, o crescimento real foi de 15,59% em relação ao mesmo repasse de 2023. No acumulado do ano, incluindo os repasses extras de julho e setembro, o crescimento do FPM já soma 11,47% em comparação ao ano anterior.

Embora a projeção para 2024 aponte para um crescimento contínuo do FPM, a CNM alerta os gestores municipais sobre a necessidade de cautela na gestão desses recursos. Segundo a entidade municipalista, a previsão é de um ritmo de crescimento mais moderado, diferente dos aumentos significativos registrados em 2021 e 2022.

Telenordeste

O município de Cedro de São João está participando do Telenordeste, projeto de telessaúde do Ministério da Saúde que qualifica o atendimento na Atenção Primária. Recentemente, a coordenadora de programas de alimentação e nutrição, Marília Lessa, a enfermeira Jessica Nunes e a nutricionista Maise Marques representaram a cidade sergipana na Oficina de Letramento Digital, que capacitou profissionais de saúde sobre o uso da telessaúde para melhorar o cuidado aos pacientes. O projeto oferece teleinterconsultas em diversas especialidades, como Neurologia, Cardiologia e Nutrição, facilitando o acesso da população cedrense a consultas com especialistas em áreas.